Beco do Batman / Banana Verde
O internacional point dos grafiteiros, aos finais de semana tem uma feirinha ótima! Aproveite a culinária vegetariana do Banana Verde.
Para o turista que ama arte, cultura e beleza, o Beco do Batman é o point!
Arte urbana, despretensiosa, que conversa de coração para coração, uma manifestação artística que acontece em espaços públicos, geralmente materializada em muros e paredes que compõem o ambiente urbano com tinta em spray: é o Grafite! Os grafiteiros expressam narrativas da cidade, questões diversas que atravessam a realidade social, propondo críticas e reflexões por meio das formas, cores e traços nos muros. Junto a outras expressões artísticas, o grafite faz parte da cultura popular do hip hop, que traduz as vivências da rua por meio da arte.
Essa galeria a céu aberto fica na Vila Madalena, um dos bairros mais frequentados da cidade de São Paulo, entre as ruas Medeiros de Albuquerque e Gonçalo Afonso. Literalmente um beco, onde é impossível transitar de carro.
Barracas de artesanato, bares e restaurantes, compõem o lugar, dando a chance de uma parada gostosa!
Ao lado do Beco fica a famosa Escadaria do Patápio. Em sua esquina, encontra-se o antigo Armazém da Vila, onde eram realizados muitos eventos.
A HISTÓRIA DO BECO
Contando um pouquinho da história da origem do Beco do Batman, na década de 1980, os artistas Speto, Binho Ribeiro e Ciro pintaram num muro gigante, o homem-morcego dos quadrinhos.
Tal acontecimento polêmico atraiu estudantes de artes plásticas e apaixonados por grafite para o local, muitos aderiram ao conceito e começaram a cobrir paredes e muros de desenhos artísticos. A polêmica inicial surgiu porque a obra original foi apagada por um morador da vila, que resolveu simplesmente pintar o muro externo da sua casa de cinza. O caso ganhou atenção nacional, em debate para saber quem tinha razão. Daí surgiu o Mural da Discórdia que é um dos mais famosos do Beco do Batman.
Atualmente, as obras de arte do Beco do Batman são sempre renovadas. Além disso, a comunidade ajuda na conservação. Por causa disso, este local se tornou um dos principais pontos turísticos para os admiradores de arte urbana. A cada visita, uma nova pintura pode ser encontrada no Beco do Batman, o que faz com que o visitante retorne mais vezes.
ARTISTAS
Dentre artistas de renome mundial que expõem suas obras ali, destacam-se Eduardo Kobra, Paulo Ito, Boletabike, o paulistano Ciro Schu, a artista francesa Miss Van, e muitos outros.
Banana Verde / Beco do Batman
Para o turista que vai ao Beco do Batman, uma dica é conhecer o Banana Verde. Este é um restaurante caracterizado pela cozinha natural vegetariana e vegana. Os ingredientes são conservados em sua forma integral, aproveitando todo o frescor e nutrientes dos alimentos. Em 2019 foi eleito pela Revista Prazeres da Mesa o melhor restaurante vegetariano do Brasil. O restaurante tem o compromisso de não utilizar ovos (in natura e processados) de galinhas confinadas em gaiolas em toda sua cadeia de suprimentos desde 2015.
O Banana Verde está de cara nova, mas segue o mesmo roteiro e menu. Vale a pena conferir esses clássicos:
Risoto Vermelho com Shitake: arroz vermelho, queijo gorgonzola, nozes, peras secas e shitake grelhado no azeite de ervas frescas e alho-poró. Opção vegana: com queijo de castanhas.
Risoto Negro: arroz negro, queijo brie, abóbora assada, champignon, pesto, parmesão e semente de abóbora. Opção vegana: com queijo de castanhas.
Bobó de Shimeji. Mini moranga recheada com shimeji e creme de castanhas, purê de cará, farofa de castanhas, arroz cateto com brócolis.
Importante: O Banana Verde é pet friendly. A varanda está disponível para receber visitantes e seus melhores amigos de quatro patas!
Banana Verde / Beco do Batman
Endereço: Rua Harmonia, 278 – Vila Madalena, São Paulo SP
Horário: Almoço – terça a sexta – 12h às 15h. Sábado e domingo – 12h às 17h.
Jantar – quinta a sábado – 19h – 22h30
www.bananaverde.com.br
(11) 3814-4828
E-mail: contato@bananaverde.com.br