Casa de Portugual / Restaurante Mugui
A Casa de Portugal em São Paulo foi fundada no dia 13 de Julho de 1935, por portugueses e luso-brasileiros de grande destaque daquela época, que se reuniram com essa finalidade na sede do então “Centro do Minho”, uma associação que representava os portugueses desta região. A Casa de Portugal dispõe de um patrimônio que ressalta a tradição e a preservação dos valores históricos, culturais e a presença dos portugueses em São Paulo.
Criada com a intenção de servir como uma instituição de apoio e assistência à Comunidade Portuguesa da época, motivo pelo qual desde o princípio estabeleceu um acordo de cooperação com a Beneficência Portuguesa de São Paulo, depois de curto período dedicado a sua implantação e fortalecimento, logo passaria a atuar como “Casa Mãe”, na defesa da língua portuguesa, assim como na divulgação dos valores e das tradições herdadas dos nossos antepassados, além da prestação dos serviços em caráter assistencial e social e representação da comunidade portuguesa.
O projeto do edifício da Casa de Portugal foi inspirado numa ideia do Arquiteto Ricardo Severo num discurso proferido em 1919 sobre como deveria ser o edifício da futura Casa (sócio de Ramos de Azevedo) e autor de dezenas de projetos de grande impacto na cidade de São Paulo, o edifício foi inaugurado em 1956, inauguração ainda integrada nas comemorações do quarto centenário da fundação da cidade de São Paulo.
Bibliotecas Ricardo Severo e Fernando Pessoa
Inaugurada em 1957, a Biblioteca conta com um precioso acervo de cerca de 12.900 volumes, consultado diariamente por dezenas de estudantes, professores e pesquisadores. Conta também com sala de leitura e um confortável Anfiteatro com 120 lugares para palestras, apresentações e concertos musicais para público reduzido. A este acervo veio juntar-se o acervo pessoal do Professor Massaud Moisés, assíduo frequentador da nossa biblioteca, professor catedrático de Literatura Portuguesa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP que doou doou cerca de 15 mil exemplares da sua biblioteca pessoal à Casa de Portugal hoje instalada na Sala Fernando Pessoa.
Destacam-se livros sobre Filosofia, História, Catálogos de Arte(Museus e artistas contemporâneos); Partituras de música do século XVI-XIX da Fundação Gulbenkian e música do período de D.João VI; História e Literatura dos países de língua portuguesa; História da língua portuguesa no mundo ( Ceilão, Timor,Goa) além de obras de referência, inclusive dicionários de Eça de Queiroz e Camilo Castelo Branco.
Casa de Portugal
Avenida Liberdade, 602 – Liberdade, São Paulo SP (Estação Liberdade do Metrô – Linha Azul).
Fone: +55 11 3273-5555
casadeportugalsp@casadeportugalsp.com.br
Restaurante Mugui
Desde 1989 o Mugui mantém a mesma filosofia de ser uma cozinha oriental, tradicional e familiar.
Especializado em pratos quentes, como o Lamen, Yakisoba, Udon, Gyoza e Tempura, entre outros.
Todas as receitas são clássicas, elaboradas com ingredientes de qualidade e exímio cuidado. Reverenciamos a simplicidade e o atendimento caloroso como as nossas maiores riquezas.
Por isso, quando você entrar no restaurante se sentirá em casa, com uma comida confortável, afetiva e muito saborosa.
A Liberdade torna-se um destino que acaba fazendo parte da programação paulistana, um mix de cultura e gastronomia que ali permeia virando uma parada obrigatória e o Mugui é capaz de aquecer corações e paladares.