Ao chegar à área da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano, o visitante tem a impressão de estar longe de São Paulo. Mas a propriedade está em pleno bairro do Morumbi, em frente ao Palácio dos Bandeirantes e a pouco mais de um quilômetro do Hospital Albert Einstein.
Neste verdadeiro refúgio de 75 mil metros quadrados, a trilha sonora é composta pelo canto dos pássaros, num cenário de 25 mil árvores e 51 espécies de aves. Trata-se da junção perfeita de um museu com um parque.
A propriedade pertencia ao casal Maria Luisa e Oscar Americano e foi doada à cidade em 1974. Junto com a casa modernista e seu parque urbano, a Fundação recebeu toda a coleção de arte do casal. Após aquisições, o acervo se tornou bem vasto, dividido em Brasil Colônia, Brasil Império e Mestres do Século 20. Entre os mestres, estão trabalhos de artistas do porte de Cândido Portinari, Di Cavalcante e Victor Brecheret. Além de pinturas, o visitante pode apreciar prataria, porcelana, tapeçaria e mobiliário dos séculos 17 e 18.
Não bastasse tudo isso, a Fundação tem uma programação de concertos e de séries literárias. Por exemplo, em 2022 discutiu a obra de nomes como José Saramago e Clarisse Lispector.
Quer um passeio completo com birdwatching, natureza, música, arte e literatura? Este é o lugar.
Salão de Chá
Nesse ambiente de arte, cultura e natureza, o visitante ainda pode desfrutar do encantador São de Chá da Fundação. Para resumir em duas palavras, é um lugar requintado e agradável. Geralmente é necessário fazer reserva. É possível optar pelo buffet completo ou pedir à la carte. Prove o bolo de frutas secas, delicioso.