Hotel Rosewood / Blaise - Le Jardin - Rabo di Galo - Taraz

Ganhou vida nova o complexo de dez edifícios tombados, datado de 1904, onde funcionava o Hospital Umberto I (conhecido como Hospital Matarazzo), a Maternidade Condessa Filomena Matarazzo e a Capela Santa Luzia (inaugurada em 1922). O Hotel Rosewood/Cidade Matarazzo ocupa uma área de 30 mil metros quadrados nas proximidades da avenida Paulista. O projeto é fruto do sonho e do investimento do empreendedor francês Alexandre Allard, que se apaixonou pela área em 2007, arrematou em 2011 e investiu ali R$2 bilhões.

O Hotel Rosewood, de seis estrelas, é o carro-chefe do projeto, mas Allard nunca para. O seu projeto prevê ainda abrir vários andares da Torre da Floresta com novas intervenções artísticas.

Haverá ainda um centro de criatividade em outro dos antigos edifícios do antigo Hospital, pensado como um local “alternativo” que acolherá exposições, desfiles de moda, concertos e estúdios de televisão para conteúdo ao vivo no canal Arte1. A torre foi projetada pelo arquiteto francês Jean Nouvel, premiado pelo Pritzker em 2008. Esta é a primeira obra de Nouvel no continente sul americano. 

Um pouquinho do que já foi feito
No hotel inteiro, é possível ver “brasilidade”. As pedras, madeiras e o mármore são do país. “Tudo teve que ser criado no local, oferecendo assim uma gama incrível de propostas tanto nos corredores, como nos quartos e nos jardins do antigo hospital”, enfatiza Eduardo Grosmangin, diretor do Rosewood. “A história da propriedade foi respeitada ao máximo. Não foi feita nenhuma demolição total. Grosmangin explica que a essência do lugar é “Sense of place”, segundo a qual cada prédio é diferente, retratando o campo, a cidade e as montanhas, misturando arte, cultura e gastronomia.

Cada andar é repleto de obras de arte de mais de 50 artistas brasileiros. As salas, com referências à nossa cultura, têm livros e violões assinados por Gilberto Gil, reproduções de desenhos de Tarsila do Amaral, cocares de penas nativas e tantos outros elementos puramente brasileiros.
No sétimo andar, um artista chamado Virgílio Neto pintou à mão as paredes e decorou o local remetendo às lembranças da Vovó Matarazzo.
Na cobertura, há um espaço com piso desenhado manualmente, representando parte da floresta fluvial da Amazônia, além de uma piscina incrível de borda infinita com piso antiderrapante, todo de cerâmica.

Novas Torres
A Torre Mata Atlântica e o Edifício Ayahuasca compõem a beleza do lugar, contrastando com a arquitetura do século 20. O complexo harmoniza cultura, cinema, teatro, negócios, lojas e restaurantes. A Torre Mata Atlântica é um prédio ultramoderno com 250 árvores nativas que formam um maravilhoso jardim suspenso. Já o Edifício Ayahuasca é o primeiro prédio de escritórios com serviço de alto padrão totalmente sustentável.

Uma atração à parte, que integra o complexo arquitetônico e artístico, é a Capela Santa Luzia, de 1922, restaurada. Um elemento contemporâneo foi incluído no projeto de restauro, com a autorização do órgão oficial de tombamento: um vitral criado pelo artista brasileiro Vik Muniz.

O Rosewood São Paulo conta com vários restaurantes, cada um com suas características. Comum a todos, a qualidade e a excelência dos pratos, bebidas e do serviço.

Blaise - Le Jardin - Rabo di Galo - Taraz

BLAISE
Localizado no térreo do edifício da histórica maternidade, esta brasserie contemporânea oferece um menu com ingredientes brasileiros em pratos individuais ou para compartilhar, preparado em uma cozinha aberta e sofisticada. O restaurante tem vista para os jardins em uma atmosfera que remete a um chalé de madeira escondido em uma floresta. Na área interna, tem decoração simples com azulejos pintados à mão pelo artista brasileiro Fernando de La Rocque, cobrindo uma incrível cozinha aberta. É possível degustar entradas, como Stracciatella de búfala, uvas marinadas, folhas de shiso e pinoli, até um prato principal como Entrecôte de wagyu brasileiro.

Contato: +55 11 3797-0500
saopaulo.restaurantes@rosewoodhotels.com

LE JARDIN
Disputadíssimo, o restaurante Le Jardin reúne elenco estrelado com o chef Felipe Rodrigues, a sous-chef executiva Rachel Codreanschi e a chef confeiteira Saiko Izawa, eleita melhor chef pâtissier dos 50 Best da América Latina em 2017.
Café da manhã, almoço, jantar, sobremesas e uma ampla variedade de bebidas estão disponíveis, além de menus de cafés e chás especiais. Com uma convidativa combinação de mesas internas e ao ar livre, o Le Jardin oferece um elegante lounge interno, um pátio tranquilo sob as copas das árvores e uma sala de jantar no jardim.

Destaques do Menu
Entradas
Palmito pupunha, endívias, manga, amêndoas tostadas.
Salada de folhas orgânicas, pistache caramelizado, crudités de aspargos, vinagrete de mostarda e mel.
Atum selado, uvas caramelizadas, ovas de truta, avocado, molho de gergelim.

Pratos principais
Ravioli de burrata, molho de tomates assados, manjericão.
Filé mignon grelhado, purê de batata, cebolinha grelhada.
Camarões grelhados, mini legumes orgânicos, limão siciliano, cebolinha, ovas, molho Champagne.

Contato: +55 11 3797-0500
saopaulo.restaurantes@rosewoodhotels.com

RABO di GALO
Gosta de jazz? O design do Rabo di Galo é inspirado em clubes de jazz clássicos, com móveis de couro, madeiras escuras e pouca iluminação, criando um ambiente dos anos 1930, romântico e intimista. Animado pela música ao vivo de terça a domingo, o lugar oferece uma das melhores cartas de coquetéis da cidade. Entre as bebidas autorais do cardápio, vale provar, por exemplo, o refrescante Mi Gallo, que leva tequila Altos reposado, Aperol, maracujá, baunilha e espumante. Outra opção é o intenso El Psicopompo, que reúne Chivas 13, Cordial de Cacau, Amaro Averna, café intense. O menu também oferece, por exemplo, Tempurá de Berinjelas (com molho tártaro); o Petit Club (frango orgânico, bacon e ovos); o sofisticado Bolove de Frango e caviar (com ovo orgânico e crème fraîche).
Contato: +55 11 3797-0500
saopaulo.restaurantes@rosewoodhotels.com

TARAZ
(o nome vem de Matarazzo)

Dirigido pelo chef Felipe Bronze, o Taraz é um verdadeiro restaurante sul americano, que apresenta versões modernas de clássicos dos países mais importantes da região. “Desde o começo, eu queria fazer algo baseado na cultura latina, mas com linguagem e elementos internacionais”, contou o chef em entrevista ao NeoFeed.
A paixão pela culinária com fogo de lenha é o centro de todo o clima culinário do restaurante. O menu reflete destaques gastronômicos brasileiros, bem como os sabores frescos, puros e leves do Peru, representados por ceviches, por exemplo. Técnicas japonesas trazem sabores ricos das moquecas de frutos do mar. Não poderiam ficar de fora o leitão assado à lenha e a feijoada, assim como os sabores exóticos dos ingredientes selvagens da Amazônia.
A tradicional parrilla e o churrasco, com carnes grelhadas e legumes da Argentina e do Uruguai, também fazem parte do menu. A casa traz muitas referências da floresta amazônica e de pratos de países da América do Sul, temperados com a diversidade e a arte de artistas brasileiros.
Vale conferir ainda: o Especial do Chef, que leva mil folhas de batata doce, laranja e vinagrete de camarão; o Aji de banana da terra, com pupunha e leite de castanhas; o Peixe assado com bobó de mandioquinha, biju de milho, salsa de ervas com castanha-do-pará (também conhecida como castanha-do-brasil) e Ceviche clássico com tucupi, cebola roxa, milho crocante, pimenta dedo de moça, batata doce, laranja assada, chips de batata doce e biju.

Contato: +55 11 3797-0500
saopaulo.restaurantes@rosewoodhotels.com

Hotel Rosewood

Rua Itapeva, 435 – Bela Vista
01332-000 – São Paulo – SP – Brazil

Fone: +55 11 3797 0500
saopaulo@rosewoodhotels.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *