Instituto Tomie Ohtake / Capim Santo

Sempre duas ou mais exposições de tirar o fôlego! E tem a gastronomia também da Morena Leite, ideal para almoços.

Pintora, gravadora e escultora Tomie Ohtake (1913-2015) nasceu em Kyoto, Japão, e chegou ao Brasil em 1936. Suas obras fazem parte do acervo fixo do Instituto que leva o seu nome, criado em 2001. 

O Instituto Tomie Ohtake ocupa um prédio, cujo projeto arquitetônico é de autoria de seu filho, o arquiteto Ruy Ohtake. São 2.300 metros quadrados em áreas expositivas, 7 salas de exposições climatizadas, 4 salas de aula e workshops para ações educativas, 3 grandes galerias para exposições das obras, livraria e biblioteca. 

As principais obras são de artes plásticas que abrangem o período do pós-guerra até hoje. Porém, arquitetura, designers, exposições conceituais, mesas redondas, apresentação de artistas, palestras, marcam lugar certo no Instituto.

O Instituto Tomie Ohtake desenvolve, desde a sua fundação, ampla pesquisa no ensino da arte contemporânea. Por isso, foi pioneiro na criação de novos processos para a formação de professores e de alunos da rede de escolas públicas e particulares, além de realizar uma série de atividades dirigidas ao público em geral e projetos de estímulo ao desenvolvimento da produção contemporânea.

Para o primeiro trimestre de 2023, o Instituto já oferece três exposições: Centelhas em movimento, Tomie Ohtake Dançante e Tomie Ohtake Ensaios.

Capim Santo / Instituto Tomie Ohtake

Localizada dentro do Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, a casa é comandada pela chef Morena Leite. É um mix de restaurante e espaço de eventos, que apresenta uma fusão entre as gastronomias brasileira e japonesa.

“Trazer elementos dessas duas culturas para as receitas foi dar um novo olhar para a gastronomia. Isso veio de forma natural e orgânica, uma vez que estamos no complexo que abriga o Instituto Tomie Ohtake, artista plástica japonesa naturalizada brasileira, que tive o prazer de conhecer”, conta a Chef.

Durante o dia, no horário do almoço o restaurante funciona como uma Comedoria e oferece um menu com alma brasileira e sotaque japonês.

À noite, o Buffet Capim Santo ganha um espaço para personalizar o seu evento com todo o conforto no espaço arquitetônico de Ruy Ohtake. O buffet é consagrado para celebrações, com a expertise do catering de grandes eventos, como Rock in Rio, Prêmio MultiShow e camarotes de carnaval na Sapucaí.

Instituto Tomie Ohtake / Capim Santo

Horário: Terça a domingo – 11h às 20h
Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 201, Pinheiros, São Paulo SP
Entrada pela Rua Coropés, 88. Está a 800m da estação Faria Lima do Metrô (Linha Amarela)
Tel.: 11 2245 1900
www.institutotomieohtake.org.br

Capim Santo
Rua Coropés, 88, Pinheiros, São Paulo SP
Horário: Terça a sexta – 12h às 15h. Sábados e domingos – 12h às 16h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *