MAB - Museu de Arte Brasileira da FAAP - Fundação Armando Álvares Penteado
O Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) ficou famoso pelas grandes exposições internacionais. Era uma forma de viajar na história e no cotidiano de grandes civilizações, como foi o caso de “A Herança dos Czares”, “China” e “Napoleão”. Isto sem falar no sucesso de “A Arte no Egito no Tempo dos Faraós”, que teve um público de 400 mil visitantes.
Localizado no campus da Faap, o MAB abriu as portas em 1961 com a exposição “Barroco no Brasil”. Desde então, a instituição reuniu também acervo próprio, com 2.800 trabalhos de 573 artistas nascidos a partir do final do século 19. Entre eles, estão Anita Malfatti, Arcângelo Ianelli, Brecheret, Burle-Marx, Cícero Dias, Di Cavalcanti, Goeldi, Lasar Segall, Lygia Clark, Pancetti, Portinari, Tomie Ohtake e Volpi.
O prédio principal da instituição tem um painel de vitrais de 230 metros quadrados. Essa mega obra é composta por 216 módulos, sendo 59 de autoria de vários artistas. Bruno Giorgi, Portinari e Lasar Segall assinam alguns deles. Ainda nos anos 1960, Pietro Maria Bardi, o criador do Masp, foi quem coordenou a implantação desse projeto. E os painéis continuam recebendo novas contribuições. É deslumbrante, de tirar o fôlego.
O Jardim das Esculturas e o Saguão, com réplicas de obras barrocas, são outras atrações permanentes. Entre as temporárias, a 52ª edição Anual de Arte FAAP estará em cartaz até 12 de fevereiro de 2023, reunindo obras de estudantes da Faap e artistas formados pela instituição.
Há que se mencionar também o Teatro Faap, que além de ter em cartaz importantes peças teatrais, oferece cursos de teatro para executivos. Informações: 11 3663-7233 e 11 97185-9332.