MIS - Museu da Imagem e do Som / Pipo Restaurante
Um dos top 10 da cidade! Aproveite para ir também ao MuBe (parede colada) e no Emma Klabin (em frente). O Restaurante Pipo é a referência de boa gastronomia.
Desde a sua fundação, em 1970, o Museu da Imagem e do Som (MIS) teve como objetivo destacar-se da formalidade dos demais museus, aproximando o conteúdo ao público. Outro grande diferencial é ir além da função de documentar e exibir o passado, trazendo o foco para a arte do presente, de forma a vislumbrar o futuro em formação.
Fotografias, vídeos, dança, teatro e música são os focos principais das exposições realizadas pelo MIS. Na programação, há sempre shows, mostras de cinema, exposições de fotografia, de artes gráficas e apresentações diversas voltadas para todos os tipos de público, além de oferecer serviço educativo (visitas mediadas) e cursos práticos e teóricos, o que faz com que seja um dos principais centros de cultura de São Paulo. A programação, presencial e on-line, é bem diversificada.
Seu acervo é uma mistura do que há de mais relevante em obras de cinema, vídeos, fotos e músicas com documentação histórica, seja de legados artísticos ou tradição oral. São mais de 200 mil imagens, mais de 1.500 fitas de vídeo, entre outros itens, ligados também às novas mídias e experimentações artísticas.
O crescimento e a diversificação do acervo trouxeram a necessidade de revisão de sua classificação. Atualmente, é organizado em três categorias: acervo museológico, acervo arquivístico (arquivo histórico) e acervo bibliográfico. A organização, catalogação, conservação e disponibilização ao público desses três tipos de acervo estão sob a responsabilidade do CEMIS (Centro de Memória e Informação do MIS).
Na Midiateca, espaço com TVs e aparelhos que reproduzem DVD, CD, VHS e fita cassete, o visitante pode consultar o acervo, sem agendamento. Funciona de terça a sexta, das 13h às 19h. E no último sábado de cada mês, no mesmo horário.
Tudo isso fez do MIS um dos museus mais contemporâneos da cidade. Entre seus feitos estão o Festival Internacional de Curtas, a Mostra do Audiovisual Paulista e o Festival É Tudo Verdade, responsáveis pela revitalização do curta-metragem e de outros formatos menos conhecidos.
Pipo Restaurante / MIS - Museu da Imagem e do Som
Aqui você tem as criações do chef que ficou conhecido como “o mago da gastronomia”, o Felipe Bronze.
Depois da viagem visual no MIS, pode-se fazer uma jornada gastronômica pelo Pipo, primeira casa paulistana do premiado do chef Felipe Bronze. É um lugar com alma brasileira, inventiva e com coração – na brasa: tem um braseiro de 5 metros! Os pratos são pensados para compartilhar com duas ou três pessoas. Difícil escolher em cardápio tão criativo, mas vamos lá. Tem a Lasanha de costela que fica bem perto do fogo ou o Steak Tartare. Dá para brindar com o Brazza (drinque com cachaça envelhecida e branca, abacaxi tostado, manjericão, xarope de ervas e limão).
Horários: terça a sexta – das 12h às 16h e das 18h às 23h.
Sábado – das 12h às 17h e das 19h às 23h.
Domingo – das 12h às 17h.
11 3530-1760
Instagram @pipo_sp
Museu da Imagem e do Som / Pipo Restaurante
Endereço: Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo SP – próximo das estações do Metrô Consolação (Linha Verde), Faria Lima e Fradique Coutinho (Linha Amarela).
Horários: terça a sexta – 11h às 19h. Sábado, domingo e feriado – 10h às 18h.
Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada). Gratuito às terças-feiras.
Telefone: (11) 2117-4777
www.mis-sp.org.br
Há também o MIS Experience, que recebe grandes exposições temporárias.
Rua Cenno Sbrighi, 250, Barra Funda, São Paulo SP
Consulte programação.