Pinacoteca de São Paulo / Flor Café

Além de ser o museu mais antigo da cidade, a Pinacoteca é um lugar de diálogo. Um diálogo que é estabelecido com São Paulo (do passado, do presente e do futuro) e também com a própria História da Arte.

Inicialmente, a sede principal da Pinacoteca (Praça da Luz, 2) foi idealizada para abrigar o Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. O projeto foi de um velho conhecido do paulistano, o engenheiro e arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo (1851-1928). Para se ter uma ideia, também saíram de suas pranchetas construções como o Theatro Municipal de São Paulo e a Faculdade de Medicina da USP. 

 Em 1905, a Pinacoteca foi instalada no endereço e ocupava apenas uma sala no terceiro piso, para depois tomar conta dos 7.462 metros quadrados de área construída em estilo neoclássico, com grandes janelas, colunas e pilastras de tijolos aparentes. 

A ideia inicial do museu era trazer a arte visual brasileira do século 19 até os dias atuais. Tanto assim que o acervo original contou com 20 obras que vieram do Museu Paulista da USP e de aquisição de trabalhos junto a artistas da cidade, como Almeida Júnior. Com o passar das décadas, a Pinacoteca recebeu obras de outros nomes importantes, como Anita Malfatti, Cândido Portinari e Lygia Clark. Hoje, o acervo totaliza 11 mil obras. Além disso, a Pinacoteca se tornou um lugar relevante para exposições temporárias de artistas brasileiros e estrangeiros. 

Pelo menos 500 mil pessoas visitam por ano as 30 exposições nas unidades da Pinacoteca. Estamos falando da Pinacoteca Luz (Edifício Pina Luz, Praça da Luz, 2) e da Pinacoteca Estação (Edifício Pina Estação, Largo General Osório, 66). Desde janeiro de 2023, está aberta ao público uma terceira unidade: a Pinacoteca Contemporânea. “Localizado ao redor de uma grande praça, aberto ao parque e à livre circulação do público, o edifício da Pinacoteca Contemporânea promove o encontro e o diálogo, de forma acessível e inclusiva, fomentando a diversidade, a educação e a sustentabilidade”, afirmou Jochen Volz, diretor geral do museu.

Vale se programar, porque a Pinacoteca já tem uma programação extensa para o ano todo.

Flor Café - Pinacoteca

O ambiente tem uma varanda com cadeiras, mesas e ombrelones. Tem por volta de 80 lugares, com vista para o Jardim da Luz. Aqui vão as nossas sugestões do cardápio: o Cuscuz paulista de legumes e a Torta de damasco.

Na Estação Pinacoteca/Cafeteria
Fica no térreo, bem na entrada do edifício. Oferece duas mesas grandes e comunitárias, com capacidade total para 30 pessoas. Uma delas fica na varanda e outra no interior do prédio. Que tal provar o Chai Latte – Chá indiano, com leite e especiarias (canela, gengibre, cardamomo e cravo)
Instagram: @cafe_pinacoteca
site www.florcafe.com.br

Pinacoteca de São Paulo

Praça da Luz, 2 – Luz – São Paulo – SP

Telefone: (11) 3324-1000

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *