Theatro Municipal de São Paulo e o "subterrâneo" Bar dos Arcos!

O Theatro tem uma visitação guiada muito legal, tem que agendar! E o restaurante é um charme. Após as 16 h abre o famoso Bar do Arcos, imperdível !

É preciso começar com um imperativo: você precisa ir ao Theatro Municipal. Se já foi, tem que voltar. Estamos falando de uma joia arquitetônica do início do século 20, assinada por Ramos de Azevedo, em parceria com os italianos Claudio Rossi e Domiziano Rossi.

É uma praça de cultura importante para o Brasil. Por lá passaram nomes como Enrico Caruso e Maria Callas. Isto sem falar na Semana de 22, quando Anita Malfatti, Mario de Andrade e Oswald de Andrade, entre outros, deram início ao movimento modernista. 

Não se pode imaginar o centro da cidade sem esta construção histórica, um patrimônio tombado e que está mais ativo do que nunca. Além de sua importância arquitetônica e artística, o Theatro movimenta todo um segmento de cultura: grupos artísticos ligados a orquestras sinfônicas, corais, óperas e dança. 

Vale também conferir a visita guiada do Theatro Municipal. O serviço é oferecido em horários específicos de terça a sábado, com restrição de dois ingressos por CPF. A visita guiada é oferecida em português. E para solicitar apresentação de Libras, é necessário fazer um pedido por email: educacao@theatromunicipal.org.br

O complexo cultural do Municipal também conta com o edifício da Praça das Artes, que abriga os Corpos Artísticos da Escola de Dança e da Escola Municipal de Música de São Paulo. Trata-se de uma construção moderna, aberta ao público. Aliás, um dos acessos ao edifício é pela rua Conselheiro Crispiniano, atrás do Theatro Municipal. 

Para 2023, a programação é extensa. Entre as apresentações, estão previstas dez óperas, como “Navio Fantasma”, “O Guarani” e “Tristão e Isolda”. Haverá também 12 concertos, 16 apresentações do Coral Paulistano e duas apresentações do Balé da Cidade. Confira aqui a programação completa: http://www.theatromunicipal.org.br/pt-br/programacao/

Agora está mais claro ainda o nosso imperativo do início. Você tem que ir ao Municipal.

Bar dos Arcos

Embaixo do Theatro Municipal existe um portal

Este lugar é uma atração por si só. Concebido e instalado nas fundações do Theatro Municipal e com muita inspiração no filme “O Iluminado”, de Stanley Kubrick (1928-1999), o bar é um labirinto localizado embaixo do palco – algo que parece até meio misterioso, mas já é um sucesso entre os frequentadores do Centro da cidade.

O Bar dos Arcos oferece uma coquetelaria inventiva, fora os menus veganos e convencionais. 

No Salão Dourado (localizado no térreo), você pode pedir delícias como o Cuscuz nordestino, feito com manteiga de garrafa, queijo coalho e ovo frito. Esta área histórica está aberta para almoço.

Lá embaixo, no Salão dos Arcos, é servido um prato que vale a sua pedida: Vatapá – O Banquete, que vem com camarão, mousseline de abóbora com gengibre, farofa de amendoim e vinagrete de tomate verde e coentro.

 Para brindar, lá vai este drinque autoral: ”Do fogo que em mim arde”, que leva Campari, Tanqueray, espumante brut, açúcar e sucos de laranja, limão e grapefruit.

 Ainda que falem em fantasmas habitando esse subterrâneo do Municipal, pode ir sem medo. Tem muita coisa boa para provar e um ambiente único.

Terça e quarta – 18h à 01h (entrada até 00h);
Quinta e sexta – 18h às 02h (entrada até 01h);
Sábado – 18h às 03h (entrada até 02h);
Domingo e segunda – fechado.
Entrada gratuita e por ordem de chegada.

RESERVAS
Apenas para grupos de 5 a 8 pessoas aqui.
Whatsapp (canal exclusivo para problemas com reservas): 11 98456-8732

CARDÁPIOS
https://bardosarcos.pedidonamesa.com.br/
Mudam de acordo com o horário – durante o dia, são exibidos os itens do Salão Dourado; durante a noite, os itens do Salão dos Arcos.

Theatro Municipal de São Paulo/Bar dos Arcos

O Theatro Municipal fica na Praça Ramos, s/n°, no Centro de São Paulo – próximo à estação do metrô Anhangabaú.

Estacionamento
MultiPark Praça das Artes/ Theatro Municipal
Rua Conselheiro Crispiniano, 378 – Sé
De segunda a sábado das 06h30 às 23h30
Aos domingos e feriados das 08h00 às 20h00

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *